quarta-feira, 6 de junho de 2012

hipertensao


A hipertensão, conhecida também como pressão alta, ataca os vasos, o coração, os rins e o cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper.

Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao derrame cerebral ou AVC. Nos rins, podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.
No vídeo ao lado, Mariana Ferrão conversa com a Dra. Ana Escobar e com o diretor de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Jr., sobre diabetes e hipertensão e como pegar os remédios nas farmácias populares.
A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos façam o tratamento com adequado controle da pressão.  Veja abaixo algumas dicas para quem tem hipertensão:

- Meça a pressão
- Pratique atividades físicas
- Mantenha o peso ideal e evite a obesidade
- Adote uma alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes
- Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba
- Não fume
- Nunca pare o tratamento
- Evite o estresse

De acordo com o Ministério da Saúde, houve uma queda no número de internações no SUS de pacientes com diabetes e com hipertensão depois que o governo passou a distribuir gratuitamente remédios para estas duas doenças através do programa Saúde Não Tem Preço.

Em um ano do programa Saúde Não Tem Preço, o número de brasileiros beneficiados com medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes e hipertensão mais que triplicou. Foram atendidas mais de 7,8 milhões de pessoas nas farmácias e drogarias privadas credenciadas do país.

Veja como pegar remédios para diabetes e hipertensão:
- Procure farmácias e drogarias privadas credenciadas ou a rede de Farmácia Popular e apresente o CPF próprio, receita médica válida e documento com foto
- A receita deverá ser prescrita por um médico, que pode ser particular ou do SUS. A validade das receitas varia da seguinte forma: anticoncepcionais valem 1 ano; demais medicamentos e fraldas geriátricas valem 120 dias
- No caso de menores de idade, o CPF dos pais é aceito, até que ele providencie um próprio. Há um limite de remédios por CPF
- A farmácia tira uma cópia da receita e a devolve ao paciente
- A farmácia emite duas vias para a pessoa assinar. Uma delas fica com o cliente e a outra permanece com a farmácia
- Para os analfabetos, será aceita a digital
- As farmácias e drogarias que se negarem a entregar os remédios sofrerão as penalidades previstas na própria Portaria, podendo inclusive ser descredenciadas do programa. Basta denunciar no telefone da Ouvidoria: 0800 61 1997
O site para ver as farmácias credenciadas, os endereços e telefones éwww.saude.gov.br/medicamentos.
Aprendi com o Bem Estar
Toda semana, você vai conhecer no programa a história de alguém que aprendeu alguma coisa transmitida pelos médicos. Muita gente escreve ou liga para a nossa Central de Atendimento ao Telespectador (CAT), e a nossa equipe lê todas as mensagens.

Uma delas chegou depois do carnaval. Antes do feriado, o Bem Estar fez uma edição especial sobre afogamento, pois sabia que muitas pessoas passeariam nessa data, e a informação sobre o que fazer em caso de afogamento seria útil. Foi isso que aprendeu o aposentado Vilson Prado, de Florianópolis, e para ele fez toda a diferença entre a vida e a morte.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário